Simulador da subida da Euribor
Quanto vai ser a sua nova prestação mensal?
Se está assustado com a subida da Euribor, use o nosso simulador da subida da Euribor para calcular quanto vai passar a ser a sua prestação mensal. Ou, se por enquanto só quer planear o seu futuro, use o simulador para testar vários cenários e perceber se precisa de renegociar o seu crédito ou não.
O que é a Euribor?
Quando faz um crédito bancário, pode optar por uma taxa de juro fixa ou variável. Nesta última opção, que é a mais comum, há sempre duas componentes para calcular o juro. Uma depende do banco, é constante e conhece-se como spread; a outra é uma taxa de juro variável conhecida como Euribor.
E o que a Euribor? Euribor significa European Interbank Offered Rate e é uma taxa de juro harmonizada para toda a zona Euro. O valor da Euribor é fixado diariamente pela Federação Europeia de Bancos e baseia-se na média dos juros que os 52 maiores bancos europeus praticam entre si.
A Federação calcula a Euribor com várias maturidades: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses, sendo que as três últimas são as mais comuns nos créditos bancários Cerca de 90% dos créditos habitação em Portugal estão indexados à Euribor, a maioria a 6 e a 12 meses.
Porque é que a Euribor afecta a prestação da casa?
A 14 de dezembro de 2021, a Euribor atingiu um mínimo histórico de -0.504%. Mas pouco depois, em abril de 2022, chegou a valores positivos pela primeira vez desde 2015. Em Dezembro de 2022, a Euribor já estava em 2.132%, 2.693% e 3.291% a 3, 6 e 12 meses respectivamente. Este ano, não parou de subir.
Até agosto de 2023, a Euribor a 3 meses e a Euribor a 6 meses mantêm-se abaixo dos 4%. No entanto, a Euribor a 12 meses chegou a 4.045%, o valor mais alto desde novembro de 2008. Até ao fim de 2023, prevê-se que a Euribor continue a atingir máximos entre os 4.2 e 4.4%.
Infelizmente, se tem um crédito habitação indexado à Euribor, até ao final do ano a sua prestação mensal vai subir ainda mais. Para calcular o efeito do aumento da Euribor na prestação do crédito habitação e fazer contas para o próximo ano, use o nosso simulador de subida da Euribor.
Como funciona o simulador da subida da Euribor?
Use o simulador da subida da Euribor para calcular quanto vai subir a prestação mensal da sua casa. Para usar o simulador, só tem de inserir os seguintes dados:
- Maturidade da Euribor: a Euribor para crédito habitação tem três maturidades: a 3 meses, a 6 meses e a 12 meses. Esta é a frequência com o seu o banco pode recalcular a prestação mensal.
- Data da última alteração: diga-nos o mês e o ano em que começou a pagar a prestação atual.
- Data da próxima atualização: o mês em que vai começar a pagar a nova prestação (na dúvida, consulte o banco).
- Spread contratado: parte da prestação são os juros da Euribor. A outra componente é o spread que acorda com o banco.
- Valor que ainda tem em dívida: o valor que ainda deve ao banco. Se tem dúvidas, veja a última notificação do banco.
- Prestações mensais em falta: quantos meses faltam para terminar o empréstimo. Se necessário, converta anos em meses.
- Taxa Euribor: use o simulador com a Euribor atual ou ajuste o valor para calcular quanto será a prestação se a Euribor chegar a 4%.
Lembre-se que é impossível prever para quanto vai subir a Euribor. O valor exacto vai depender do valor da Euribor no mês anterior ao da atualização. No entanto, o simulador da subida da Euribor serve para ter uma ideia de quanto vai ficar a pagar se a Euribor continuar a aumentar e planear diferentes cenários.
O que fazer se não consegue suportar a subida da Euribor?
Se a sua família não tem muita mais margem de manobra para continuar a suportar a subida da Euribor, é normal que esteja a fazer contas. Mas a boa notícia é que há muitas formas de reduzir a prestação mensal. Aqui sugerimos alguns cenários que deve simular e discutir com o seu banco:
- Renegociar o crédito habitação: uma medida lançada pelo governo este ano obriga os bancos a renegociar o crédito habitação de todas as famílias que ultrapassem os 36% de esforço sem qualquer penalização.
- Amortizar o crédito habitação: segundo outra medida do governo, as famílias que queiram amortizar o crédito habitação ficam isentas de taxas de amortização até ao final de 2023. Se tem algumas poupanças, explore esta opção.
- Renegociar o spread: se fez um empréstimo nos últimos dez anos, é muito provável que o spread do seu empréstimo seja muito superior às taxas atuais. Se tem um spread superior a 1.5%, renegocie o spread com o seu banco.
- Aumentar o prazo do empréstimo: outra opção para baixar a prestação do crédito habitação é aumentar o prazo do empréstimo. Ao diluir o empréstimo em mais tempo, a prestação mensal começa a baixar.
- Passar para taxa fixa: se a sua família não tem muita capacidade para reagir às variações da taxa de juro, e se a subida da Euribor é uma preocupação constante, explore a possibilidade de passar para uma taxa fixa.
Use o nosso simulador da subida da Euribor para calcular vários cenários e perceber até onde pode esticar o orçamento familiar. Assim, pode prevenir-se. Se chegar à conclusão que fica difícil pagar a prestação mensal, ou que prefere a segurança de uma prestação fixa que nunca muda, renegocie o seu empréstimo com as dicas que damos acima.
Se estiver interessado em obter mais informações sobre como funciona o financiamento para automóvel, pode pedir para ser contactado por um membro da nossa equipa. A Protectus é uma marca detida pela Eupago - Instituição de Pagamento, Lda. que atua como intermediária de crédito, registada no Banco de Portugal sob o n.º 8709, autorizado a operar com as seguintes instituições financeiras: BNI - Banco de Negócios Internacional (Europa), SA; Banco BPI, S.A.; Cofidis; Santander Consumer Finance S.A. - Sucursal em Portugal; Novo Banco, S.A.; ABANCA Corporación Bancaria, SA, Sucursal em Portugal; Caixa Geral de Depósitos S.A.; UCI, Unión de Créditos Inmobiliários, S.A. – Establecimiento Financiero de Crédito, Sucursal em Portugal. . Não presta serviços de consultoria. O contacto não constitui proposta contratual. A concessão de crédito está sujeita a análise e aprovação pelas instituições financeiras.
Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com Protectus
- Como se calcula o spread do crédito habitação
- Cálculo da prestação crédito habitação
- Previsão da euribor para os próximos anos
- Simulador Crédito Habitação
- Simulador amortização do crédito habitação
- Taxa de esforço crédito habitação