Financiamento a 100% com Garantia Pública para Jovens 

O acesso à primeira casa continua a ser um grande desafio para os jovens em Portugal. Para facilitar este processo, foi criado um regime especial que permite a jovens até 35 anos comprar a sua primeira habitação própria e permanente com financiamento até 100% do valor do imóvel, contando com uma garantia pública do Estado.


O que significa “financiamento a 100% com garantia pública”?

Tradicionalmente, ao pedir um crédito habitação para casa própria, o banco só financia até 90% do valor (tomando como referência o menor entre o preço de compra e a avaliação bancária do imóvel). O cliente tem de ter pelo menos 10% do valor da casa disponível para entrada, além dos custos associados (impostos, escritura, etc.).

Com o novo regime:

Em resumo: O Estado “apoia” parte do risco do seu empréstimo, para que os jovens não precisem de ter tanto capital próprio na altura da compra.


Quem pode beneficiar deste regime? Quais são os requisitos?

Para ter acesso a este regime de financiamento jovem a 100% com garantia pública, tem de cumprir cumulativamente TODOS estes requisitos: 


Como funciona, na prática, a garantia pública?

Ao aprovar o crédito, o banco pode financiar até ao valor total do imóvel (conforme a avaliação e o preço de compra), mesmo que o cliente não tenha dinheiro para entrada.


Exemplos práticos de aplicação

Exemplo 1: Avaliação igual ao valor de compra

 

Exemplo 2: Avaliação inferior ao valor de compra

 

Nota: O banco só financia 100% sobre o menor valor. Se o imóvel for avaliado por um valor inferior ao de compra, terá sempre de suportar essa diferença com capitais próprios.


Custos, riscos e aspetos a considerar


Passos para pedir financiamento a 100% com garantia pública

  1. Confirme se cumpre todos os requisitos.
  2. Prepare a documentação: identificação, comprovativos de rendimentos e morada, IRS, ausência de dívidas, comprovativo de não titularidade de imóvel, Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal, etc.
  3. Procure um banco aderente ao regime ou contacte um intermediário de crédito vinculado (como a Protectus Crédito*) para o orientar e negociar com diferentes instituições.
  4. Submeta o pedido de crédito. O banco fará a avaliação do imóvel e a análise do risco.
  5. Analise a proposta vinculativa enviada pelo banco, incluindo os valores de TAEG, MTIC, prazos e condições.
  6. Assinatura do contrato e escritura.

Comparação: Crédito Habitação Convencional vs. Financiamento Jovem 100% com Garantia Pública


Se está a planear comprar a sua primeira casa e quer saber se pode beneficiar do novo financiamento jovem a 100%, fale connosco. Esclareça todas as dúvidas, peça simulação gratuita e compare soluções ajustadas ao seu perfil — sempre sem custos para si.


Todos os serviços da Protectus Crédito são gratuitos para o cliente. A Protectus Crédito é uma marca operada por Eupago – Instituição de Pagamento, Lda., intermediário de crédito vinculado autorizado, registado no Banco de Portugal com o nº 8709, NIF 513212744, sede na Praça Artur Santos Silva, 74, 4200-534 Porto. Protegemos os seus dados pessoais e só os tratamos para efeitos de simulação ou pedido de crédito, com transparência e consentimento.

 

Tópicos relacionados com Protectus