Quanto custa transferir o crédito habitação para outro banco?
Com a subida da Euribor, é natural que esteja a tentar baixar a prestação da casa. E uma das soluções para poupar dinheiro é precisamente transferir o crédito habitação para um banco que lhe ofereça condições mais vantajosas. No entanto, há custos ao transferir o crédito habitação.
Fique a saber quais são os custos de transferir do crédito habitação e se é possível fazer uma transferência do crédito habitação gratuita.
Vale a pena fazer uma transferência de crédito habitação?
Um dos motivos para transferir o crédito habitação é baixar o spread. Como o spread é a parte dos juros que corresponde ao lucro do banco, é negociado contrato a contrato, cliente a cliente. Atualmente, muitos bancos oferecem spreads abaixo de 1%.
No entanto, ao mudar o crédito de habitação para outro banco, também pode fazer outras alterações. Pode passar de uma taxa variável indexada à Euribor para uma taxa fixa, por exemplo, que lhe dá mais segurança e estabilidade. Ou, se tem menos rendimentos, pode alargar o prazo do empréstimo.
Aconselhamos a que pense em transferir o crédito habitação se:
- A prestação mensal é muito elevada: se a prestação da casa está alta, veja as propostas de outro banco. Primeiro deve renegociar o spread com o seu banco. Mas, se mesmo assim continua acima de 1.5%, procure alternativas e peça propostas a outro banco.
- Tem despesas muito altas com outros produtos: quando fez o crédito habitação, com certeza que também subscreveu a outros produtos, como conta-ordenado, seguros e cartões de créditos. Se as despesas com esses produtos facultativos são muito altas, pesquise créditos habitação com menos encargos associados.
- Quer consolidar todos os seus créditos: se consolidar todos os créditos (habitação, automóvel, créditos pessoais) num só, é provável que o banco lhe ofereça condições mais favoráveis e menos comissões.
Quanto custa transferir o crédito habitação para outro banco?
Não há bela sem senão, não é? Ao transferir o crédito habitação para outro banco, há custos associados. A longo prazo, claro que os custos de transferir de crédito habitação se diluem. No entanto, precisa de ter algum dinheiro disponível no imediato para assumir todas as taxas.
Estes são os custos da transferência do crédito habitação:
- Custos com a amortização do empréstimo: ao transferir o crédito habitação para outro banco, tem de fazer um reembolso antecipado do crédito original. Este reembolso está sujeito a uma taxa máxima de 0.5% do capital (para empréstimos com taxa de juro variável) e 2% (para taxa de juro fixa). Mas, até ao fim de 2023, os empréstimos com taxa variável estão isentos destas taxas.
- Comissão de abertura e comissão de formalização: quando formalizar o novo crédito habitação, tem de pagar todos os gastos administrativos e burocráticos de abrir um crédito. Tal como se fosse um crédito novo, estas taxas variam de banco para banco.
- Comissão de avaliação do imóvel: se tem de pagar uma nova comissão de abertura, também terá de assumir o custo de uma nova avaliação da sua casa, para que o banco determine a garantia do empréstimo e calcule o loan to value (LTV).
- Custos com a nova escritura: ao alterar a sua hipoteca, tem de alterar o registo na Conservatório do Registo Predial. Pode optar pelo serviço do Casa Pronta ou por um Documento Particular Autenticado (DPA), que costuma ser mais simples e rápido.
- IMT e imposto de selo sobre a transação e sobre o crédito: a transferência do crédito em si não paga impostos, mas precisa de pagar o IMT, o imposto de selo sobre a transação (0.8%) e o imposto de selo sobre o crédito (0.6%) quando fizer a nova escritura.
E agora, as boas notícias!
É possível fazer uma transferência de crédito habitação gratuita?
Prometemos boas notícias e cumprimos. Hoje em dia, a maioria dos bancos cobre grande parte dos custos com a transferência do crédito habitação. Confie na Protectus Crédito e vamos encontrar os bancos que estão dispostos a cobrir as despesas da transferência do crédito habitação.
Neste momento, o BPI, o Novo Banco, o Santander e o Montepio oferecem transferências gratuitas do crédito habitação. O Bankinter e o Millenium BCP oferecem transferências gratuitas para empréstimos com taxa de juro variável. A Caixa Geral de Depósitos oferece a transferência de créditos superiores a 50.000 e o Banco CTT acima dos 75.000€.
Estas campanhas incluem a isenção das comissões de abertura de processo, formalização e avaliação do imóvel, cobrem a comissão de amortização antecipada até 0.5% e os custos com o Documento Particular Autenticado.
Ao transferir o crédito habitação, posso ter um spread de 0%?
Além disso, também vamos encontrar a proposta com o spread e a TAEG mais baixos para o seu caso. Alguns destes bancos têm taxas fixas muito competitivas nos primeiros anos, enquanto outros oferecem o spread. É o caso do Montepio, que devolve o spread dos dois primeiros anos, enquanto o Millenium BCP propõe um spread de 0% até ao final de 2024.
Sabemos que procurar um crédito habitação ou renegociar a sua prestação é um processo complexo, até porque quase sempre há um “mas” ou taxas escondidas. Ao deixar essa tarefa das mãos da nossa equipa, simplificamos o processo para si. Temos uma excelente relação com as 14 instituições financeiras que fazem créditos habitação em Portugal e os nossos serviços são gratuitos para si.
Se estiver interessado em obter mais informações sobre como funciona o financiamento para automóvel, pode pedir para ser contactado por um membro da nossa equipa. A Protectus é uma marca detida pela Eupago - Instituição de Pagamento, Lda. que atua como intermediária de crédito, registada no Banco de Portugal sob o n.º 8709, autorizado a operar com as seguintes instituições financeiras: BNI - Banco de Negócios Internacional (Europa), SA; Banco BPI, S.A.; Cofidis; Santander Consumer Finance S.A. - Sucursal em Portugal; Novo Banco, S.A.; ABANCA Corporación Bancaria, SA, Sucursal em Portugal; Caixa Geral de Depósitos S.A.; UCI, Unión de Créditos Inmobiliários, S.A. – Establecimiento Financiero de Crédito, Sucursal em Portugal. . Não presta serviços de consultoria. O contacto não constitui proposta contratual. A concessão de crédito está sujeita a análise e aprovação pelas instituições financeiras.
Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com Protectus
- Amortizar crédito habitação
- Renegociar o crédito habitação: o que é um período de carência de capital?
- Transferência do crédito habitação
- É possível mudar da taxa variável para taxa fixa?