O impacto da euribor nos seguros do crédito habitação
Com o aumento recente das prestações do crédito habitação, é natural culpar a Euribor pelo peso extra no orçamento familiar. No entanto, nem todos os custos do crédito estão diretamente ligados à variação da Euribor — nomeadamente os seguros obrigatórios. A verdade é que a Euribor afeta apenas a prestação do empréstimo, não o valor dos seguros associados ao crédito habitação. Se reparou num aumento do prémio do seu seguro de vida, vale a pena perceber porquê e explorar como pode poupar.
Porque é que o seguro de vida pode aumentar?
No crédito habitação, geralmente existem dois seguros associados:
- Seguro multirriscos do imóvel (obrigatório por lei)
- Seguro de vida (exigido pelo banco)
O seguro de vida serve para proteger o banco e os herdeiros em caso de morte ou invalidez dos titulares do crédito. Em teoria, à medida que o empréstimo é pago, o capital em dívida vai diminuindo, e o valor do seguro deveria descer.
No entanto, há fatores que podem fazer o prémio aumentar:
- Idade dos titulares: O prémio sobe gradualmente com a idade, devido ao aumento do risco estatístico.
- Coberturas escolhidas: Opções mais completas, como a Invalidez Total e Permanente (ITP), aumentam o prémio, mas também garantem maior proteção.
Atenção: Se contratou o crédito habitação e o seguro antes de 2009, pode não estar a beneficiar da atualização automática do prémio em função do capital em dívida. Confirme essa situação com o seu banco e, se necessário, renegocie.
A Euribor não faz variar o seguro — mas pode poupar noutros aspetos
Se a Euribor só afeta a prestação do crédito, não o valor dos seguros, como é que pode poupar?
- Transferir o seguro: Desde 2009, já não é obrigatório manter o seguro de vida no banco onde tem o crédito habitação. Pode transferi-lo para outra seguradora se encontrar melhores condições.
- Atenção ao spread: Verifique se o spread do seu crédito depende de manter os seguros no banco. Compense os cenários: em muitos casos, compensa transferir o seguro; noutros, manter pode ser mais vantajoso devido à bonificação no spread.
- Compare coberturas: Se decidir transferir, certifique-se de que não perde proteções essenciais — opte por coberturas tão abrangentes quanto as anteriores, privilegiando a modalidade ITP.
Três passos para pagar menos pelo seguro do crédito habitação
- Confirme as condições do contrato: Verifique se o seu seguro permite atualização automática do prémio e se há bonificação do spread ao manter o seguro no banco.
- Peça simulações em várias seguradoras: Compare não só o preço, mas também as coberturas e eventuais exclusões nas apólices (veja bem as diferenças entre ITP e IAD).
- Faça as contas ao valor global: Só substitua o seguro se a soma da nova prestação com o novo seguro for inferior ao que paga atualmente.
Precisa de ajuda para baixar a prestação do seu crédito habitação?
Para além da Euribor, há muitos aspetos que pode e deve otimizar se quer reduzir a sua prestação mensal. Na Protectus Crédito ajudamos a encontrar as melhores soluções para o seu crédito habitação:
- Analisamos gratuitamente a sua situação e explicamos onde poderá poupar;
- Fazemos simulações junto de várias seguradoras para encontrar a melhor opção, mesmo fora do banco;
- Damos aconselhamento sobre renegociação do spread, consolidação de créditos ou outras formas de baixar a prestação;
- O nosso serviço é independente, transparente e sempre focado nas suas necessidades reais.
Solicite já uma análise gratuita e sem compromisso: preencha o nosso formulário online, contacte-nos por telefone, email, whatsapp ou faça-nos uma visita.
Descubra como pode baixar os encargos mensais do seu crédito habitação. Não pague mais do que precisa — fale connosco hoje e saiba quanto pode poupar!
Tópicos relacionados com Protectus
- Credito habitação o que é abertura de conta
- Cálculo da taxa de esforço do crédito habitação
- Cálculo do crédito habitação com nova Euribor
- Euribor
- Leasing imobiliário
- Seguro de vida crédito habitação
- Spread crédito habitação
- Spread do crédito habitação
- Taxa Euribor
- Teste de stress no crédito habitação